07/02/2024 11h36

“Capixabas Unidos Contra a Dengue” marca presença no Carnaval de Vitória

O carnaval de Vitória passou uma mensagem importante no primeiro dia de desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo, na última sexta-feira (02). Com o tradicional “Bloco Que Loucura”, a ala “Capixabas Unidos Contra a Dengue” levou muita conscientização à população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Reunindo profissionais de saúde estaduais e municipais, a ala levou para a avenida mensagens sobre a importância da sociedade e do poder público unir forças para combater a dengue. Outras temáticas da saúde também foram abordadas, como a saúde mental e a necessidade da vacinação para evitar várias doenças, com a presença do Zé Gotinha.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, desfilou ajudando a carregar uma faixa que trazia o nome da ala e vestindo a camiseta do “Bloco Que Loucura”.

“A avenida reuniu, além da Sesa, profissionais de saúde de cinco municípios desfilando: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. É um momento muito importante, dentro de uma festa cultural, onde trouxemos a temática da dengue, já que a notificação de casos têm aumentado significativamente. E essa tem sido uma grande preocupação do Governo do Estado e dos municípios. Então, viemos unir forças na avenida do Sambão do Povo para fortalecer a importância do combate à dengue”, alertou.

A energia durante o desfile foi contagiante, com foliões caracterizados de mosquitos da dengue e de Zé Gotinha, além de profissionais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS com seus estandartes e acessórios coloridos feitos por eles mesmos. A mensagem dos foliões do bloco era única: mostrar que com união e com cada um fazendo a sua parte, pode-se vencer a dengue, incentivar a vacinação e conscientizar a sociedade para a inclusão social em relação à saúde mental.

A enfermeira da Vigilância Sanitária Estadual, Janaína Daumas Félix, que atravessou a avenida fantasiada de mosquito da dengue, ressaltou a importância dessa ação conjunta do Governo do Estado e das secretarias municipais de Saúde. “A gente precisa ficar atento aos focos de mosquito em nossas residências, unindo forças para eliminá-los. Mas também é necessário ficar alerta quanto à importância da vacinação, de estar com todas elas em dia. Na avenida, é só alegria, mas ressaltando esses dois pontos e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Já Maria Cristiane da Vitória, também enfermeira da Vigilância Sanitária Estadual, disse que achou super importante essa ação no Sambão do Povo para falar sobre prevenção da dengue. “Eu estou vindo de Zé Gotinha porque é primordial também a população entender a necessidade de estar com a carteira de vacinação em dia, isso é muito importante. É um bloco muito animado, mas com um interesse maior do que apenas a alegria do carnaval, de orientar a população e nos unir para combater o Aedes aegypti e se proteger completando todo o ciclo de vacinação”.

O “Bloco Que Loucura” contou com mais de mil pessoas desfilando no Sambão do Povo, entre profissionais de saúde, usuários dos CAPS e familiares.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde