17/06/2021 19h16 - Atualizado em 25/06/2021 10h37

Cuidados contra Aedes aegypti devem permanecer durante inverno

Na próxima segunda-feira (21), terá início o inverno, a estação mais fria do ano. Mesmo com o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, apresentando baixa circulação neste período, os cuidados para evitar a proliferação devem ser constantes.

O inseto deposita os ovos em recipientes com água parada e os mesmos podem permanecer no local por um ano, eclodindo ao entrar em contato com a água. Por isso, é importante eliminar os possíveis focos do inseto para evitar a origem de um novo ciclo no início do verão.

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere, ressalta que ações realizadas dentro das próprias residências são fundamentais no combate ao vetor.

“Cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas casas da população. Para combatê-los, ações como varrer bem os quintais, eliminar o lixo em locais adequados, manter garrafas vazias de cabeça para baixo, vedar ralos e tampar as caixas d’água são essenciais e devem ser realizadas semanalmente. Dessa forma, o ciclo de reprodução será interrompido”, destacou Laperrire. 

 

Veja aqui o 23º boletim da dengue.

Veja aqui o 23º boletim de zika.

Veja aqui o 23º boletim chikungunya.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard