28/11/2016 12h13 - Atualizado em 29/11/2016 11h51

Sesa oferece capacitação sobre dengue, zika e chikungunya

O período de calor e chuvas chegou e, nesta época, a tendência é aumentar o número de pessoas que buscam os serviços de saúde com sintomas de dengue, zika e, a partir deste ano, chikungunya. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Programa Estadual de Dengue, vai oferecer capacitação para médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico destas três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo a médica infectologista e sanitarista Theresa Cristina Cardoso da Silva, referência técnica do Programa Estadual de Dengue, o objetivo é alcançar o máximo possível de profissionais que atendem os pacientes, no caso, os médicos e os enfermeiros. Ela ressaltou que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são os enfermeiros que têm o primeiro contato com os pacientes, e nos Prontos Atendimentos (PAs) e prontos-socorros, tanto da rede privada quanto pública, eles é que fazem a classificação de risco, portanto, esses profissionais precisam estar muito bem treinados.

“Dengue, zika e chikungunya são doenças causadas por vírus contra os quais ainda não existe tratamento específico. Porém, existe uma forma de conduzir o caso, ou seja, quais exames pedir, que medicamento usar para aliviar os sintomas ou prevenir a gravidade, como deve ser feita a hidratação do paciente, quais são os sinais de alarme. Isso é manejo clínico”, explicou a referência técnica.

De acordo com a médica, todo ano é oferecido esse tipo de capacitação pela Sesa, e este ano se faz ainda mais necessário por causa da chikungunya, que começou a ser transmitida dentro do território capixaba neste ano, e devido à zika, doença que sobressaiu no ano passado, que continua crescendo em número de casos e tem afetado muitas gestantes, provocando microcefalia e outras malformações em bebês.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

              

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard