06/04/2016 11h57 - Atualizado em 07/04/2016 11h39

Combate a Dengue mobiliza adolescentes de 19 municípios

Mobilizar adolescentes de 19 municípios capixabas para que desenvolvam ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em residências, escolas e espaços públicos de suas cidades. Esse foi o objetivo de uma palestra ministrada na tarde desta terça-feira (5), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Os jovens receberam orientações e informações de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) sobre as incidências das doenças provocadas pelo mosquito nos municípios onde moram.

A palestra, ministrada pela bióloga Luana Morati Campos e pelo médico Júlio César, foi parte da programação do 7º Ciclo de Capacitação do Unicef, promovido em parceria com a Vice-Governadoria.

Participaram do encontro adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) do Unicef e membros de conselhos de direitos de crianças e adolescentes dos 19 municípios que concorrem ao Selo Unicef Município Aprovado. São eles: Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Nova Venécia, Montanha, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

A bióloga Luana informou sobre os dados epidemiológicos das doenças Dengue, a Chikungunya e Zika, todas causadas pelo mosquito. Também falou das ações da Sesa para combater a incidência do Aedes aegypti. 

“É importante que saibam a real situação dos municípios que vivem, pois podem dar uma colaboração importante no trabalho de conscientização, não só em suas casas, mas na escola, na comunidade, em suas igrejas e outros locais que costumam frequentar”, afirmou Luana.

Morador de Boa Esperança, o adolescente Vitor Gonçalves Vieira, 13 anos, disse que as informações são importantes, pois serão trabalhadas em campanhas de conscientização.

“Todas essas informações que estamos recebendo aqui eu vou repassar na minha casa, na minha escola e em todas as atividades que eu participar. Nesse momento, todos precisam se unir contra o mosquito”, contou.

 

Capacitação

O 7º Ciclo de Capacitação do Unicef contou com cerca de 80 pessoas, entre adolescentes, membros de conselhos municipais de crianças e adolescentes e articuladores do Selo Unicef dos 19 municípios participantes. A coordenação ficou por conta do Unicef e da Coordenação de Políticas intersetoriais, ligada à Vice-Governadoria.

No encontro, os participantes receberam capacitação para a preparação do 2º Fórum Comunitário, que é a última etapa a ser realizada pelos municípios que buscam a certificação.

No primeiro fórum, foram feitos um diagnóstico sobre os principais problemas que afetam crianças e adolescentes nos municípios, e também um plano de ação para melhorar os indicadores.

Já neste segundo fórum, que será entregue entre maio e julho, deverão fazer uma prestação de contas sobre as ações realizadas pelos municípios e os avanços alcançados.  A entrega da certificação do Selo Edição 2013-2016 será no final deste ano.

 

 

 

 

Informações à imprensa

Alessandra Tonini: 99871-0543

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard