Municípios da Região Metropolitana de Saúde se reúnem em prol do fortalecimento do SUS na 1ª reunião CIR Metropolitana

A Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) reuniu os gestores de saúde municipais dos 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde para a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional Metropolitana de Saúde (CIR Metropolitana). A reunião, que aconteceu na última quinta-feira (27), marcou o amplo diálogo de ações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba e pactuações.
As Comissões Intergestores são instâncias de negociação e pactuação entre gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro contou ainda com a participação do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, que destacou a importância de o Estado ganhar mais eficiência na oferta de serviços de saúde à população, dando como um dos caminhos o investimento em processos, tecnologia e inovação, como a oferta das teleconsultas.
“No momento, nossa prioridade são as teleconsultas, que é um caminho, inclusive, para a redução de custos dos municípios, muito mais do que para nós. A gente sabe, principalmente aqueles que ficam mais distantes, o quanto gastam de transporte sanitário. Com a teleconsulta vamos conseguir aumentar significativamente o número de atendimentos nas várias especialidades médicas ofertadas, diminuindo o tempo de espera e evitando o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória”.
Hoffmann reforçou que o investimento por parte dos municípios é baixo e sua adesão é essencial. “Peço a todos os secretários de saúde que invistam nesse modelo que já é um caminho sem volta no mundo e representa o futuro”.
Ainda sobre as teleconsultas, o superintendente da SRSV, Alexsandro Vimercati, lembrou da inauguração da sala naquela mesma semana em Marechal Floriano. “Estivemos lá nessa terça-feira [25], o prefeito abraçou a oportunidade e foram realizados neste dia 10 atendimentos com um ortopedista adulto e pediátrico. Os pacientes saíram satisfeitos destacando o fato de não precisarem vir até a Grande Vitória, dizendo também que com a teleconsulta já saem com a receita, com os exames necessários, a medicação prescrita”.
O superintendente informou que outros municípios da Regional já estão preparando suas salas de teleconsulta para inaugurar neste mês de março, como Domingos Martins, Vila Velha, Viana, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra e Aracruz, que serão inauguradas em março.
Durante o encontro, os profissionais nomearam como coordenadora e o vice-coordenador da CIR Metropolitana, a secretária de Saúde de Afonso Cláudio, Carolina Dias Gomes, e o secretário de Saúde de Santa Maria de Jetibá, Carlos Alberto Jarsk, respectivamente. A secretária executiva é Ludmilla Barroso Silva Brito.
Pautas abordadas durante a 1ª Reunião
Durante a reunião, foram abordadas também as temáticas da política de contratualização com unidades sob gestão municipal; o cenário epidemiológico regional; as propostas de repasse financeiro para arboviroses e ferramentas de enfrentamento; a apresentação do Comitê Estadual de Auditoria; o monitoramento dos indicadores em saúde do trabalhador e o Vigidesastre estadual.
Sobre as arboviroses, o subsecretário de Vigilância em Saúde (SSVS), Orlei Cardoso, reforçou as ações já iniciadas pela Secretaria da Saúde (Sesa), no enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, e também do maruim, que transmite a Oropouche.
“Nós tivemos o anúncio feito recentemente pelo Governo do Estado, o investimento de R$ 635 milhões em novos projetos e investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo nos próximos dois anos, quando foi anunciada a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose). Agora precisamos mostrar a cada gestor municipal esta contrapartida do Estado, o papel do município, e explicar um pouco melhor as ferramentas que temos para o enfrentamento das arboviroses, principalmente as tecnologias novas que acabaram de chegar e vão ajudar ainda mais nesse enfrentamento”, disse Orlei Cardoso.
As demais apresentações foram ministradas pelo presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS-ES), Michel Fernandes Barth; pelo subsecretário de Contratualização em Saúde, Heber Lauar; pelo chefe do Núcleo Especial de Sistemas de Informação em Saúde, Gustavo Teixeira; pela gerente de Auditoria em Saúde, Carolina Coura; e pela coordenadora técnica do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Metropolitano (CEREST), Lilian Lopes Damasceno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins