30/12/2021 15h51 - Atualizado em 05/01/2022 16h08

Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, divulgou, nesta quinta-feira (30), o 51° boletim do Aedes aegypti. O Espírito Santo registrou, de janeiro a outubro deste ano, 924 casos de zika. O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 14.986 e 3.069 casos, respectivamente, no mesmo período.

É importante que toda a comunidade tenha uma rotina de cuidados para combater o Aedes aegypti. Atos simples como limpar o quintal de casa podem evitar a proliferação do mosquito e manter a população protegida.

Além disso, medidas essenciais, como evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada fazem a diferença no combate ao mosquito. 

A Secretaria da Saúde tem orientado aos municípios para que articulem ações de forma a promover reuniões e organizem um corpo técnico de educação em saúde, com divulgações de campanhas e de materiais educativos, a fim de que as informações possam chegar a toda a população. 

São atitudes simples, realizadas pela população, em conjunto com as ações de gestores municipais e do Estado, que tornam o combate mais efetivo contra o mosquito e às doenças por ele causado, como a zika, chikungunya e dengue. 

Veja aqui o 51º boletim da dengue

Veja aqui o 51º boletim de zika

Veja aqui o 51º boletim Chikungunya

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard