03/09/2021 19h00 - Atualizado em 03/09/2021 19h02

Aedes aegypti: a prevenção é o melhor combate

O Aedes aegypti se reproduz durante todo o ano. Entretanto, diante da instabilidade climática pela qual o Espírito Santo está passando nos últimos dias, os insetos podem se proliferar ainda mais.

O mosquito transmite doenças que podem matar, como a dengue, e doenças com um potencial letal menor, mas que causam sérios danos à saúde, como zika e chikungunya.

Com isso, é necessário redobrar os cuidados não só no quintal, onde, muitas vezes, são deixados brinquedos e outros objetos expostos ao tempo que podem acumular água e tornando-se criadouros do mosquito, como também dentro das residências. Nesse local, é importante estar atento aos reservatórios que ficam atrás da geladeira, ralos de áreas em desuso, vasos de plantas com pratos com água, entre outros.

Combater o mosquito deve ser um compromisso de todos. Os agentes de endemias fazem visitas às residências orientar as pessoas de tempos em tempos, mas cabe ao morador cuidar e manter limpo o local.

Para quem vai viajar nesse feriado do Dia da Independência, é aconselhável atenção para não deixar objetos expostos à chuva no quintal. E para quem vai ficar em casa, a dica é aproveitar o tempo para fazer aquela faxina, evitando a proliferação do mosquito.

 

Veja aqui o 34º boletim da dengue

Veja aqui o 34º boletim da zika

Veja aqui o 34º boletim da Chikungunya

 

Dicas do que pode ser feito para evitar a proliferação do Aedes aeipyti:

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampas de garrafas, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard