10/02/2022 17h29 - Atualizado em 11/02/2022 12h09

Aedes aegypti: entenda suas características

Aedes aegypti é caracterizado por ser um mosquito de tamanho médio, escuro e com listas brancas e que costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. Durante o Verão, por conta das temperaturas mais elevadas, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Por conta disso, se fazem necessários, maiores cuidados com a água parada.

A intensidade dos sintomas varia muito de pessoa para pessoa. A febre vária de três a oito dias, podendo causar pequenas bolhas vermelhas em algumas regiões do corpo como pés, pernas e axilas. Na maioria das vezes, o paciente demora, em média, uma semana para se recuperar, porém, o cansaço e a falta de apetite podem demorar até 15 dias para sumir.

A probabilidade de manifestações hemorrágicas é menor em cidadãos infectados pela primeira vez. Portanto, pessoas que contraem dengue mais de uma vez apresentam maiores chances de complicações do quadro clínico. Por isso, é essencial que, ao sentir os sintomas, o paciente busque a Unidade de Saúde mais próxima.

 

Sintomas da Dengue

Entre os principais sintomas da dengue estão:

- Febre alta > 38°C.

- Dor no corpo e articulações

- Dor atrás dos olhos.

- Mal-estar.

- Falta de apetite.

- Dor de cabeça.

- Manchas vermelhas no corpo. 

Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

 

Espírito Santo registra mais de 100 casos de Chikungunya em 2022

O Espírito Santo registrou em 2022, 121 casos de Chikungunya. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (10).

O boletim informa ainda os casos de dengue e zika. Foram confirmados 757 e 50 casos, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 5º boletim da dengue.

Veja aqui o 5º boletim de zika.

Veja aqui o 5º boletim chikungunya. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard