16/01/2020 14h15

Aedes aegypti: saiba como reconhecer os sintomas das doenças que ele provoca

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, encontra ambiente para reprodução e ataque. Por isso, é preciso ficar atento a sintomas comuns como febre, dores no corpo e vermelhidão nos olhos, que podem sinalizar uma dessas doenças que pode matar.

 

Veja aqui o 2º boletim da dengue.

 

Veja aqui o 2º boletim de zika.

 

Veja aqui o 2º boletim chikungunya.

 

No caso da dengue, o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue grave, que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar à morte.

Em relação à chikungunya, os sintomas mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

Os sinais de infecção pelo zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue, e começam de três a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus, quando presentes, são febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações principalmente nas mãos e nos pés com possível inchaço, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, exantemas (erupções cutâneas) acompanhadas de coceira, além de vermelhidão e inchaço nos olhos.

A doença também pode apresentar outros sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na boca.

Para evitar contrair uma dessas doenças a única saída é combater o Aedes Aegypti, e isso só é possível acabando com os focos do mosquito (locais de água parada).

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard