Apresentação do cenário da dengue e trabalho integrado marcam primeira reunião do CICC das Arboviroses
-1.jpeg?v=638756616738791010)
Profissionais de diferentes instituições estiveram juntos, nesta segunda-feira (17), para a primeira reunião oficial do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose). O encontro marca o início das atividades do Centro, que terá reuniões semanais para discutir e traçar estratégias de enfrentamento às doenças, como dengue, chikungunya, Zika e o Oropouche.
Na abertura, o subsecretário de Estado da Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, falou do primeiro encontro e o que esperar das ações. “É o nosso primeiro contato aqui onde podemos trabalhar de forma integrada, com atividades compartilhadas. Vamos realizar reuniões que promovam e desencadeiem ações mais ágeis para a tomada de decisão frente às arboviroses, mostrando como cada equipe pode colaborar, enquanto estivermos em vigência do Centro”, disse Cardoso.
Estiveram reunidos profissionais que compõem o CICC de diferentes instituições, como as secretarias estaduais da Educação (Sedu) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Conselho Estadual de Saúde (CES); Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES). Eles foram apresentados ao cenário epidemiológico das arboviroses e também às ações de controle de vetor realizadas pela Sesa.
Além do contato com o cenário, os profissionais puderam contribuir como cada instituição pode colaborar no enfrentamento às arboviroses, por meio de atividades compartilhadas.
Uma das instituições que integra o apoio às ações de enfrentamento às arboviroses é a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). Segundo o coordenador Estadual Adjunto de Proteção e Defesa Civil, o tenente-coronel Benicio Ferrari Júnior, a presença da instituição, assim como aconteceu durante a pandemia da Covid-19, visa a auxiliar na definição de estratégias e na mobilização.
“Nós, como Defesa Civil, apoiamos a saúde nesse movimento para ajudar a fazer a coordenação, ajudar a traçar os planos, as estratégias para entregar as ferramentas de gestão de desastre. São estratégias mais integradas, além de articular e mobilizar todos os órgãos do Governo Estadual e dos municípios, para que possamos otimizar o emprego dos recursos e alcançar melhores resultados”, frisou tenente-coronel Benicio Ferrari Júnior.
O CICC contará com reuniões semanais, todas as quartas-feiras, a partir das 9h, no prédio da Defesa Civil, em Vitória. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro.
Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720323909758
Encaminhamentos da 1ª reunião
A primeira reunião do CICC contou com a apresentação dos profissionais designados a comporem o Centro, além das apresentações, por parte da equipe de Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental, da Sesa, sobre o cenário, a tendência de casos e as ações de controle do Aedes aegypti.
Foram apresentadas as primeiras concepções para a criação do Mapa de Risco relacionado à dengue, que poderá conter indicadores assistenciais, epidemiológicos e relacionados ao vetor, a ser apresentado e validado nas próximas reuniões.
O subsecretario Orlei Cardoso destacou ainda que uma das ações propostas no Plano de Ação das Arboviroses, como a formação do grupo de especialistas, já está em atividade. “São profissionais que discutem a parte de assistência em saúde. Já realizamos a primeira reunião com esse grupo também”, disse.
Entre os encaminhamentos, foram discutidos sobre a importância de se mobilizar o setor industrial, como parceiros e apoio ao controle do vetor; o trabalho em educação e saúde; e, por fim, a organização do dia D de Mobilização Contra as Arboviroses, em que serão definidos o dia e as estratégias para a realização dessa ação.
Sobre o CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses é um centro estratégico para o enfrentamento e resposta ao crescente de casos, em especial, de dengue e Oropouche, consideradas epidemias no Espírito Santo. Ele foi instituído pelo Governo do Estado no último dia 10 de fevereiro.
O CICC é coordenado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e conta com a participação das secretarias da Educação (Sedu) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Conselho Estadual de Saúde (CES); Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br