29/03/2016 15h17 - Atualizado em 29/03/2016 17h15

Caravana contra o mosquito chega a Cachoeiro de Itapemirim

A Regional de Saúde do Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu na manhã desta terça-feira (29), a Caravana Capixaba de Mobilização contra o Aedes aegypti. O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais, conselheiros, e lideranças sociais ligadas à área da saúde. A Caravana é idealizada pelo Conselho Estadual de Saúde, seguindo uma diretriz do Conselho Nacional.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou do encontro e, mais uma vez, fez um apelo à população do Espírito Santo para que entre na guerra contra o mosquito. Rodrigo Coelho, secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social também participou da solenidade de abertura da Caravana, que aconteceu na Faculdade São Camilo.

Os representantes do Conselho Estadual de Saúde explicaram que o objetivo é de convocar todos os setores sociais para que participem da luta para eliminar os focos do mosquito que causa dengue, zika e chikungunya.  Ricardo de Oliveira fez um relato das ações que vêm sendo tomadas pelo Governo do Estado visando o combate e reafirmou que, no momento, uma solução eficaz para resolver o problema é a mobilização social.

"A realidade é essa. O que temos nas mãos hoje é a mobilização social. A informação sobre a gravidade da situação já chegou às pessoas. Agora, é necessário que cada família mude seus hábitos. Não tem jeito, cada um precisa escolher um dia da semana para combater os possíveis focos do mosquito dentro de casa e realizar a vistoria. Acredito que assim possamos vencer essa guerra", reforçou o secretário, Ricardo de Oliveira.

O secretário Rodrigo Coelho frisou que cada um deve fazer a sua parte nesse momento. "Não adianta só um grupo ou um setor da sociedade fazer a sua parte. É necessário que todos participem. Tenho a plena consciência de que o poder público não pode ficar sozinho nessa luta. Da mesma forma, essa não é uma guerra apenas da Secretaria de Estado da Saúde. Acredito que vamos vencer esse difícil momento. Mas nessa etapa devemos envolver todos os setores", disse.