19/04/2016 10h54

Caravana contra o mosquito chega a São Mateus nesta quarta (20)

A Caravana Capixaba de Mobilização contra o Aedes aegypti esteve em Colatina e em Cachoeiro de Itapemirim, no mês de março, e nesta quarta-feira (20) chega a São Mateus. O município sediará o encontro do Conselho Estadual de Saúde (CES) com conselheiros de saúde e lideranças sociais das cidades que compõem a Região Norte de Saúde.

“O objetivo é mobilizar essas lideranças para uma participação efetiva nas ações de combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Estimular os movimentos a reproduzirem esse espírito de colaboração na comunidade ou no segmento que eles representam, pois a luta contra o Aedes aegypti não pode esfriar”, explicou Alexandre Fraga, do Conselho Estadual de Saúde.

O evento terá a presença do subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Marily, e deve reunir secretários municipais de saúde, além de representantes de associações de moradores, de sindicatos de trabalhadores e de movimentos religiosos, entre outros públicos. A reunião será realizada das 10 às 13 horas, no auditório do Ministério Público Estadual em São Mateus, situado na Avenida João Nardoto, nº 39, bairro Jaqueline.

Segundo Alexandre Fraga, foram convidados para o encontro os conselhos municipais de saúde dos 14 municípios que compõem a Região Norte de Saúde: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

No dia 22 de março aconteceu o primeiro encontro da Caravana Capixaba de Mobilização contra o Aedes aegypti. O evento foi em Colatina e reuniu municípios da Região Central de Saúde. E no dia 29 de março a reunião foi em Cachoeiro de Itapemirim, com os municípios da Região Sul de Saúde.

Texto: Juliana Rodrigues