17/06/2022 14h00 - Atualizado em 29/06/2022 15h21

Casos de dengue registram segunda semana de redução no Estado

Os casos notificados de dengue têm a segunda semana consecutiva de redução no Espírito Santo. Em boletim publicado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (17), referente à semana epidemiológica (SE) 23, foram notificados 545 casos nesta semana, uma redução de 13%, se comparado à SE 22, que registrou 627 casos.

Ao longo do ano, o Estado já registrou 10.596 casos notificados. O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, informou que os dados seguem uma tendência de estabilidade, que podem estar condicionadas às questões climáticas.

“A dengue é considerada uma doença endêmica que pode acometer a população durante todo o ano, mas sabemos que a questão climática auxilia no ciclo de reprodução do mosquito, especialmente dias chuvosos precedidos de dias quentes. A chegada do inverno, com dias mais amenos, desacelera o ciclo de reprodução”, explicou Laperriere.

Esta tendência acontece após dez semanas de crescimento dos casos. Na semana epidemiológica 20, foi registrado o maior número de notificação, com 924 casos. Comparado à semana 23, tem-se uma redução de 41%.

A Secretaria da Saúde ressaltou que, mesmo com a diminuição de casos, é importante que a população procure o serviço de saúde com suspeição de quaisquer sintomas, além de manter os cuidados diários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da zika e chikungunya.

 

Veja aqui o 23º boletim da dengue

Veja aqui o 23º boletim de zika.

Veja aqui o 23º boletim chikungunya.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard