06/02/2020 16h47

Chikungunya também exige atenção em épocas de chuva

Assim como a dengue, o vírus chikungunya é transmitido pelo Aedes aegypti e precisa de atenção especial. Por causa das condições ideais nas últimas semanas (chuvas e altas temperaturas), o mosquito tem mais chances de se proliferar, aumentando os riscos de novos casos da doença. Como os ovos do inseto são resistentes, o combate aos criadouros deve ser permanente em todas as épocas do ano.

 

Veja aqui o 5º boletim da dengue.

 

Veja aqui o 5º boletim de zika.

 

Veja aqui o 5º boletim chikungunya.

 

No caso da Chikungunya, após a picada do mosquito Aedes aegypti, é possível identificar os sintomas em até 12 dias. Além da febre, o paciente apresenta dores nas juntas e na cabeça, assim como náuseas e manchas pelo corpo. Os olhos também podem ficar avermelhados. Para diagnosticar a doença é preciso passar por exames laboratoriais.

Durante o tratamento, é necessário repouso, além da necessidade de manter o corpo hidratado.

 

Como prevenir

Com o aumento no número de casos de arboviroses no Espírito Santo, a população precisa entender que é parte fundamental no processo de combate ao mosquito Aedes aegypti, devendo colaborar no combate à proliferação dos focos do mosquito, intensificando os cuidados dentro de casa.

O trabalho principal é observar reservatórios de água, que devem ser bem vedados. Os vasos de plantas devem sempre conter areia para não acumular água. Também é preciso atenção e cuidado com ralos, baldes, brinquedos, piscinas e quaisquer outros objetos que possam acumular água.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard