22/03/2016 14h31 - Atualizado em 22/03/2016 16h26

Colatina recebe Caravana de Mobilização contra o Aedes aegypti

Foi dada a largada em Colatina, na manhã desta terça-feira (22), da Caravana Capixaba de Mobilização contra o Aedes aegypti. A mobilização, que percorrerá todas as regionais de saúde do Espírito Santo, é coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) com o objetivo de chamar conselheiros e lideranças sociais a participar ativamente do combate ao mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya.

Durante o evento de abertura, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, enfatizou que é necessária a participação de toda a sociedade para o combate ao Aedes aegypti, pois, sem isso não será possível vencer a guerra contra o mosquito.           

O assessor técnico do CES, Alexandre Fraga, disse que o objetivo da Caravana é o de mobilizar as lideranças municipais para uma participação efetiva nas ações. Um número expressivo de líderes rurais, representantes de associações e religiosos estiveram presentes na primeira caravana, demonstrando que o objetivo proposto será alcançado.

Também estiveram presentes secretários e representantes de saúde dos municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg,  Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas,  Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.                                

O secretário Ricardo de Oliveira reforçou que tem se reunido com entidades privadas, sociedade civil organizada e com a população em geral para que cada um possa criar seu Dia D e combater de fato o foco do mosquito. Ele voltou a falar que a situação é gravíssima, mas que a questão para resolver ou amenizar o problema só depende da população. Lembrou que 75% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas.                   

"As pessoas têm de mudar seus hábitos. Assim como limpa a casa diariamente, o combate ao foco do mosquito deve ser feito semanalmente e no mesmo dia. Não tem jeito. A guerra contra o mosquito não deve ter trégua", frisou o secretário.                                          

Segundo a secretária de Saúde de Colatina, Débora Gatti, o município está vivendo uma situação preocupante em relação às doenças causadas pelo mosquito.  "Não está sendo fácil. Estamos fazendo o nosso trabalho na Secretaria e junto à população. Agora, precisamos da ajuda de todos os setores. Temos consciência da gravidade do problema. Então,  a mobilização é a palavra chave nesse momento", afirmou.                          

A Caravana Capixaba de Mobilização contra o Aedes aegypti estará no próximo dia 29 em Cachoeiro de Itapemirim com a participação dos municípios da região.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard