27/08/2020 17h14 - Atualizado em 27/08/2020 17h16

Combate ao Aedes aegypti deve ser feito mesmo em dias mais frios

O fato de o mosquito Aedes aegypti se proliferar com mais intensidade durante as estações mais quentes faz com que muitas pessoas se lembrem de eliminar os criadouros somente nesses períodos. Entretanto, mesmo com as baixas temperaturas registradas no Espírito Santo, ao longo dos últimos dias, o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya não pode ser esquecido.

“Há casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro. Entretanto, as temperaturas elevadas fazem com que o ciclo do mosquito seja mais rápido. Nos dias frios, esse período é estendido com tempo de desenvolvimento maior, com menos mosquitos em circulação”, explicou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior.

O combate ao Aedes aegypti deve ser contínuo e toda a população deve estar empenhada nesse processo.

Segundo Roberto Laperriere Júnior, a população deve ficar atenta ao acúmulo de água em locais, como calhas, pneus velhos, garrafas, além de manter quintais sempre limpos. Além disso, é preciso trocar a água dos pratos de plantas e também tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água para, assim, evitar a sua proliferação.

 

Veja aqui o 34º boletim da dengue.

Veja aqui o 34º boletim de zika.

Veja aqui o 34º boletim chikungunya.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643 

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard