Combate ao Aedes aegypti deve ser mantido no outono
Na última terça-feira (19) nos despedimos do verão, e a chegada do outono é, para muitos, a promessa de um clima mais agradável. No entanto, os cuidados no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya devem ser mantidos, já que o Aedes aegypti é um mosquito urbano, de hábitos domésticos.
É preciso ressaltar que a maior parte dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco. Ou seja, se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, um pneu ou uma calha, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir, ou seja, quando chover.
Acesse aqui o 11º Boletim da Dengue.
Acesse aqui o 11º Boletim da Zika.
Acesse aqui o 11º Boletim da Chikungunya.
Como eliminar focos do mosquito
1 – Lavar os pratinhos de plantas com escova, água e sabão e colocar areia neles.
2 - Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
3 - Embale para recolhimento as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.
4 - Se tiver vasos de plantas aquáticas em casa, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
5 - Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
6 - Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
7 - Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
8 - Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.
9 - Manter bem tampados tonéis e barris de água.
10 – Guardar pneus em locais cobertos.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643