19/01/2016 16h21 - Atualizado em 19/01/2016 16h23

Combate ao Aedes aegypti ganha mais um aliado

O combate aos focos do mosquito Aedes aegypti ganhou mais um aliado: a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Vitória. Nesta terça-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com o 1º vice-presidente da CDL, Cláudio Sipolatti, na capital, para avaliar de que forma a entidade poderia colaborar nessa luta.

Cláudio Sipollati colocou a CDL Vitória à disposição para ajudar a conscientizar o setor sobre os riscos à saúde causados pelo mosquito e também para divulgar os cuidados que as pessoas devem ter no dia a dia. “Acredito que essa seja uma luta de todos nós. Vamos começar a atuar de forma imediata. Levarei a questão até a nossa federação e também, particularmente, minhas lojas entrarão nessa guerra”, garante o vice-presidente da entidade que conta com a filiação de 57 sindicatos.

Ricardo de Oliveira falou da preocupação da área de saúde de todo o país com a proliferação do Aedes aegypti, dos números da dengue e do zika vírus, além da relação da doença com a microcefalia. O secretário de Estado da Saúde também apresentou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Sesa, para o combate ao mosquito, como o decreto de Emergência na Saúde, da atuação do Exército, da Marinha e do Corpo de Bombeiros, da aquisição de repelente que será distribuído para as gestantes no Espírito Santo e da colaboração de outros setores da sociedade civil.

“Não podemos parar. Toda sexta-feira fazemos um avaliação dos números de casos de dengue e do zika vírus e quais ações iremos implementar na semana seguinte. Vamos sempre lembrar que mais de 70% dos focos do mosquito estão nas residências. Então, é necessário que cada um faça a sua parte. Na realidade, estamos incentivando uma mudança cultural para vencermos essa batalha. As pessoas têm de, semanalmente, no mesmo dia, procurar e eliminar os focos do mosquito que existem em casa. Não existe mágica. Ou agimos dessa forma ou perderemos essa guerra contra o mosquito”, disse Oliveira.

O vice-presidente da CDL Vitória reconheceu o esforço da Secretaria de Estado da Saúde em tentar mobilizar o maior número de pessoas possível para eliminar os focos do Aedes aegypti, e, segundo Cláudio Sipollati, a CDL vai envolver todo o setor lojista do Estado.

Além disso, a entidade vai colaborar na divulgação do material educativo produzido pela Sesa e abrir um espaço na edição de abril de sua publicação para informações de como combater o mosquito Aedes aegypti. “O que também pudermos fazer em parceria com a mídia, nós faremos”, disse.

Desafios

Ainda durante o encontro na CDL Vitória, o secretário Ricardo de Oliveira também falou sobre o Programa Vida Saudável, implementado pela Sesa em outubro do ano passado. Oliveira lembrou que essa é uma tendência de todos os países em nível mundial: o trabalho de prevenção.

“É muito importante que as pessoas assumam a responsabilidade por sua saúde. Logicamente que o Estado continuará a fazer a sua parte. No entanto, queremos que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida”, frisou Oliveira. Segundo o secretário, nesse primeiro momento, o Movimento 21 Dias ofereceu três desafios para que as pessoas optassem: alimentação saudável, exercícios físicos e convívio familiar. Ele deixou claro que esse é um programa que irá perdurar pelos próximos três anos do atual governo.

Para surpresa do secretário Ricardo de Oliveira, o 1º vice-presidente da CDL-Vitória, Cláudio Sipolatti, revelou que ele mesmo não só conhecia o Programa e o Movimento 21 Dias, como também acabou aderindo. “Isso não aconteceu somente comigo, mas também com várias pessoas conhecidas e de meu convívio. Realmente, foi um programa que pegou muito”, afirmou.