06/01/2016 11h33 - Atualizado em 06/01/2016 11h39

Condomínios ajudam na orientação de combate ao Aedes aegypti

A reunião do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, com o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), Cyro Monteiro, já começou a apresentar os primeiros resultados. Além de realizar uma reunião com as empresas do setor, o informativo da entidade publicou uma matéria falando do encontro na Sesa e o que os moradores devem fazer para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. 

Na publicação, a entidade chama a atenção dos síndicos e administradores de condomínio para que permitam o acesso dos agentes de saúde para que façam o trabalho de combate ao mosquito. O jornal ressalta que as ações simples são capazes de afastar os riscos das doenças. 

Outra dica importante evidenciada pela publicação é que “esse controle deve ser feito todo ano e não apenas nos meses mais quentes do ano. Dentro das próprias unidades cabe ao morador adotar as medidas preventivas como a atenção aos vasos de plantas”, destaca. 

Também deixa claro que o síndico deve ter uma atenção muito maior, pois são muitos os locais que podem servir de criadores para o mosquito, e um deles é o fosso de elevador. Alerta, ainda, que nas áreas comuns, o síndico deve ficar atento às piscinas, mantendo a quantidade de cloro adequada; monitorar os ralos distribuídos em todos os locais, principalmente nas garagens; vigiar lajes sem caída; e orientar os funcionários para que verifiquem os brinquedos da área de lazer e qualquer objeto que, porventura, possa acumular água. 

O presidente Cyro Monteiro ressaltou que a entidade estará à disposição da Sesa para colocar em prática o trabalho de conscientização junto aos moradores por meio de funcionários que trabalham nos condomínios. “Sabemos perfeitamente que o momento que estamos vivendo é delicado e que é necessário o envolvimento de todos para combater o foco do mosquito”, frisou. O Sipces abrange a região de Vila Velha e de cidades do Norte do Espírito Santo. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, é importante esse primeiro encontro e o trabalho de conscientização que já vem sendo feito pelo sindicato. Segundo ele, o objetivo é manter contato com todos os segmentos para que estes auxiliem no trabalho de conscientização e de combate ao mosquito. A expectativa da Sesa agora é promover uma reunião junto à outra entidade que agrega as administradoras de condomínio do Sul do Estado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard