12/09/2019 17h27 - Atualizado em 12/09/2019 17h28

Conheça alguns mitos sobre a dengue

Apesar de a população ser informada corriqueiramente sobre os perigos e os sintomas da dengue, muitas informações falsas sobre a doença ainda circulam nas redes sociais. Com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, muitas pessoas utilizam métodos que não são eficazes para solucionar o problema.

Veja aqui o 36º boletim da dengue.

Veja aqui o 36º boletim de zika.

Veja aqui o 36º boletim chikungunya.

Confira abaixo alguns mitos recorrentes sobre a dengue:

- Toda picada do mosquito transmite a doença: essa afirmação é inconsistente. Só a fêmea infectada é que transmite os vírus.

 - É possível diferenciar a picada do Aedes Aegypti de outros mosquitos: não é verdade. A sensação de coceira e incômodo é semelhante em ambos.

- Dengue hemorrágica não ocorre apenas em pessoas que têm a doença pela segunda vez: na verdade, qualquer tipo da doença ocorre de acordo com a virulência, ou seja, quando o vírus tem a capacidade de provocar a doença mais forte. Isso significa que vai depender da própria mutação que eles sofrem no ambiente, aquela que acontece pela seleção natural.

- Tomar vitamina B afasta o mosquito: a vitamina pode afastar temporariamente o inseto, entretanto o resultado depende do metabolismo de cada pessoa, podendo não ter efeito nenhum.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard