Conscientização sobre combate à dengue ganha espaço na avenida durante Carnaval

O clima festivo durante o Carnaval de Vitória abriu espaço para a conscientização sobre o combate à dengue no “Bloco Que Loucura”, que desfilou nesse sábado (22), no Sambão do Povo, na Capital.
A iniciativa faz parte da mobilização do Plano de Ação para enfrentamento das Arboviroses e contou com cerca de 300 participantes, entre servidores da Secretaria da Saúde (Sesa), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e de profissionais de saúde de vários municípios, especialmente das Vigilâncias em Saúde.
“Nós utilizamos o lúdico como estratégia para educar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate às arboviroses e da manutenção da vacinação em dia. O Governo do Estado tem aproveitado todas as oportunidades e ferramentas disponíveis para lembrar a população de fazer sua parte no combate ao mosquito”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Anualmente, o “Bloco Que Loucura” leva para a avenida reflexões sobre saúde mental e a luta antimanicomial. Desta vez, os temas da Sesa dentro do bloco foram: “Combate à Dengue – Juntos, podemos eliminar os focos do mosquito!” e “Vacinação Salva Vidas – Proteja-se e proteja quem você ama!”.
Combate às arboviroses
Mesmo durante a folia, é preciso estar atento aos cuidados com a prevenção e a proliferação das arboviroses, como dengue, chikungunya, Zika e a Oropouche.
Para evitar o risco, é fundamental eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água parada em recipientes, calhas, pneus e vasos de plantas, até tampas de garrafas e folhas caídas ao chão.
Em locais com alta infestação de “maruim”, a orientação é evitar a exposição, principalmente nos horários da manhã e à tarde, quando esses vetores têm maior predisposição para picar as pessoas, utilizar mosquiteiros, adotar o uso de repelentes e roupas compridas que podem ajudar a diminuir as picadas, manter o ambiente sempre limpo e locais arejados.
Em caso que apresentem sintomas, como febre, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça ou outros sinais sugestivos de arboviroses, as pessoas devem buscar atendimento médico o quanto antes, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas, onde é possível realizar exames e obter o tratamento adequado.
Fotos: aqui
Vídeo: aqui
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br