Construção Civil cria seu Dia D de combate ao Aedes aegypti
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon/ES) já vem adotando ações no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho de conscientização junto aos trabalhadores dos canteiros de obras no Estado tem, inclusive, o seu Dia D: todas as segundas-feiras, durante 15 minutos.
A estratégia montada para o combate ao mosquito foi apresentada pelo presidente do Sinduscon/ES, Aristóteles Passos Costa Neto, na manhã desta quarta-feira (03), ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na sede do sindicato, em Vitória.
Para envolver os mais de 50 mil trabalhadores da construção civil, o Sinduscon fez um apelo no cartaz de divulgação onde afirma que “Bastam 15 minutos por semana para acabarmos com o mosquito da dengue, chikungunya e a zika no canteiro de obra”.
Aristóteles Passos explica que o material de combate ao mosquito foi montado de acordo com a realidade dos canteiros de obras. Por exemplo, há as seguintes orientações: “Não deixe entulhos e outros materiais descartáveis espalhados na área da obra”; “Drene a água que acumula nas lajes, sapatas, calhas e no fosso do elevador”; “Mantenha as caixas d’água e os tonéis de depósitos sempre bem tampados”; entre outras orientações para eliminar os locais que podem servir de criadouros do Aedes aegypti.
Para o presidente do Sinduscon, o sindicato tem a plena consciência de que esse momento exige a participação de toda a sociedade capixaba. Para Aristóteles Passos, isso é fundamental para que o combate ao mosquito tenha um resultado positivo.“Não podíamos e nem podemos ficar de braços cruzados. Temos em nossas obras mais de 50 mil trabalhadores. Acreditamos que cada trabalhador leve esse exemplo para as suas casas, e se multiplicarmos esse número por quatro pessoas numa família, chegaremos a 200 mil pessoas conscientizadas. Isso é muito importante para que o combate tenha a eficiência de que todos nós esperamos”, disse Aristóteles Passos.
Já o secretário Ricardo de Oliveira fez um balanço de todas as ações que o Governo do Estado vem adotando desde o final do ano passado e se mostrou positivamente surpreso com o trabalho que o Sinduscon/ES vem desenvolvendo já há algum tempo.
“É muito gratificante participarmos de uma reunião para pedir que as pessoas multipliquem as informações e contarmos com uma estratégia já montada e sendo executada nesse sentido. Isso mostra que vários setores da economia capixaba não estão esperando apenas pelas iniciativas dos poderes públicos, mas estão dando a sua contribuição de uma forma muito responsável”, avaliou Ricardo de Oliveira.
Independentemente de já ter criado o seu próprio Dia D de combate ao mosquito, o presidente do Sinduscon/ES deixou claro que está à disposição da Sesa para que outras ações conjuntas possam ser pensadas visando o combate ao mosquito.
“O momento exige essa participação de todos. E nós, do Sinduscon/ES, vamos colaborar em tudo o que for possível para combatermos o mosquito. Como o secretário Ricardo de Oliveira tem dito, o problema é extremamente complexo, mas a solução é bem simples: matar o mosquito. Não há exagero: estamos em uma guerra contra o mosquito”, avalia Aristóteles Passos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
Foto: Asscom/Sesa