02/02/2016 18h01 - Atualizado em 02/02/2016 18h02

Cultura abre espaços para combater mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também vai entrar na luta contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e Zika. O trabalho de conscientização para que as pessoas combatam o foco do mosquito semanalmente será feito por meio de uma série de ações, pré-discutidas na tarde desta terça-feira (02), durante reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.

Entre as ideias que foram levantadas, inicialmente, está o trabalho de conscientização em espaços que reúnam o público, como espetáculos de música, dança, cinema e teatro. Também foi levantada a possibilidade de se utilizar espaços como o Palácio Anchieta, o Theatro Carlos Gomes, galerias de artes e sítios históricos.

“Acredito que a Secretaria de Cultura pode ter um papel importante nesse trabalho de conscientização. A cultura tem essa facilidade de chegar de forma mais leve entre o público. Vamos preparar um projeto para apresentar ao secretário Ricardo de Oliveira para avaliar de que forma a nossa contribuição pode ser a mais positiva possível”, disse João Gualberto.

O secretário de Estado da Cultura lembra que a exposição de Miró, no Palácio Anchieta, por exemplo, contou com a visita de 25 mil pessoas no ano passado. “É um espaço, sem dúvida, fundamental para levar informações ao público em um momento tão delicado à saúde pública”, ressalta.

João Gualberto lembra, ainda, que a Secult tem projetos em 42 municípios do Espírito Santo. Outro ponto importante lembrado pelo secretário de Cultura é que esse trabalho de conscientização pode ser construído também por meio das festas temáticas e de emancipação dos municípios capixabas.

Já o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira,disse que o momento é o de envolver o maior número de pessoas nesse trabalho de mobilização. Para ele, a cultura certamente terá um papel importantíssimo nesse momento. Ele avalia que as programações da Secult sempre conseguem envolver um grande público, o que facilita a divulgação da informação.

Oliveira revelou também que no encontro desta terça-feira foi idealizada uma reunião com as participações de quatro secretarias do Estado: Saúde, Cultura, Turismo e Agricultura, para que sejam levantadas novas ideias. “Avalio que tivemos uma ótima reunião. Além das ações iniciais, já apontadas pelo secretário de Cultura, João Gualberto, teremos outro encontro ampliado, com as participações do Turismo e da Agricultura, para implementarmos novas ações”, disse Oliveira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard