Dengue: ações simples podem evitar a proliferação da doença
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e afeta milhares de pessoas anualmente. Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que a sociedade esteja empenhada em realizar ações simples no cotidiano, principalmente dentro das residências, onde se encontram 80% dos criadouros.
Varrer bem os quintais, manter as caixas d’água bem vedadas, colocar garrafas de cabeça para baixo, manter as calhas sempre limpas, deixar ralos limpos e com aplicação de telas, descartar o lixo em local apropriado e colocar areia nos pratos de plantas podem evitar o aumento de casos da doença.
O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, ressalta que a limpeza deve ser realizada semanalmente para se obter melhores resultados. “É importante fazer minimamente a limpeza semanal, pois temos que considerar o ciclo biológico do mosquito que ocorre entre três e oito dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação”, destacou.
Números
O Espírito Santo registrou entre os dias 03 e 23 de janeiro de 2021, 461 casos de dengue. Nesse mesmo período, foram notificados 171 casos de chikungunya e 53 casos de zika.
Veja aqui o 3º boletim da dengue.
Veja aqui o 3º boletim de zika.
Veja aqui o 3º boletim chikungunya.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais