23/09/2021 17h00 - Atualizado em 28/09/2021 12h42

Dengue: confira as principais dúvidas e esclarecimentos sobre a doença

Para combater a dengue, é necessário que todos façam o seu papel. O Aedes aegypti, transmissor da doença, pode matar ou causar sérios danos à saúde. Entretanto, é comum encontrar pessoas com dúvidas a respeito da doença.

Por este motivo a Secretaria da Saúde (Sesa) separou algumas perguntas e a bióloga da Vigilância Ambiental, Luana Morati, irá contribuir com os esclarecimentos.

Compartilhe as informações com seus vizinhos e ajude no combate à doença.

Sobre o mosquito:

- Como reconhecer o Aedes aegypti?

“O Aedes aegypti caracteriza-se por ser um mosquito de tamanho médio, escuro e com listras brancas; costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde; pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça. Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo”.

- É verdade que somente a fêmea do mosquito pica as pessoas?

“Sim. A fêmea necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos. O macho, entretanto, alimenta-se exclusivamente de seiva”.

- É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Por quê?

“Sim. Porque em temperaturas mais elevadas o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isto explica o aumento de casos notificados de dengue e demais arboviroses no verão”.

Sobre os sintomas:

- Quais são os principais sintomas da dengue?

“Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarreia e vermelhidão na pele”.

- A pessoa pode estar com a doença e apresentar apenas alguns dos sintomas? Não ter febre, por exemplo?

“Sim. A intensidade dos sintomas varia muito de pessoa para pessoa”.

- Qual é o tratamento para a doença?

“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”.

- Qual é o tempo de cura para dengue?

“A febre costuma durar de três a oito dias e pode causar pequenas bolhas vermelhas em algumas regiões do corpo como pés, pernas e axilas. Na maioria das vezes, o doente demora, em média, uma semana para ficar bom. Porém, o cansaço e a falta de apetite podem demorar até 15 dias para sumir. A recuperação costuma ser total”.

- Qual é a diferença entre a dengue clássica e a hemorrágica?

“A clássica é mais branda do que a hemorrágica, que pode até causar a morte do doente”.

- As pessoas que já tiveram dengue uma vez podem desenvolver o tipo hemorrágico?

“Sim. Qualquer um dos quatro sorotipos da dengue pode causar dengue hemorrágica. A probabilidade de manifestações hemorrágicas é menor em pessoas infectadas pela primeira vez. Portanto, pessoas que contraem dengue mais de uma vez apresentam maiores chances de complicações do quadro clínico, incluindo manifestações hemorrágicas”.

Sobre a prevenção:

- Velas e incensos ajudam a espantar o Aedes?

Velas e incensos têm efeito paliativo, uma vez que o raio de alcance e a duração são restritos.

- A borrifação de inseticidas mata os ovos ou apenas os mosquitos adultos?

A aplicação espacial de inseticida tem como função específica a eliminação das fêmeas adultas de Aedes aegypti.  É importante ressaltar que essa ação deve ser utilizada somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.

- Água de piscinas é uma ameaça?

Se estiver recebendo o tratamento adequado, com aplicação da quantidade correta de cloro, não há problema. Caso contrário, será um criadouro de mosquito.

- Adianta só tirar a água dos pratinhos que ficam sob os vasos?

Não. A orientação é lavar os pratinhos com água e sabão frequentemente utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos.

- Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o Aedes?

Não. A eficácia da borra de café não foi comprovada e a sua utilização não exclui os cuidados recomendados citados acima para os pratinhos que ficam sob os vasos.

 

Dicas para prevenção

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água como tampas de garrafas, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;             

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilhas de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Veja aqui o 37º boletim da dengue

Veja aqui o 37º boletim de zika

Veja aqui o 37º boletim chikungunya


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard