13/05/2022 15h54 - Atualizado em 13/05/2022 15h55

Dengue: mobilização é fundamental para o combate

Para combater a dengue é necessária a união da sociedade com as ações do Poder Público. Por isso, é essencial que a população adote medidas como inspecionar com regularidade suas residências em busca de água parada, receber os agentes endêmicos e ajudar na conscientização dos problemas relacionados ao mosquito.

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Sesa, Roberto Laperriere Júnior, enfatiza que a dengue é uma doença endêmica que surge todo ano, principalmente, em cenários que conciliam período de muita chuva e dias mais quentes, o que acelera o ciclo do mosquito. Por isso, a necessidade do empenho de todos já que estamos passando por este período.

“A população trabalhando em conjunto com as autoridades sanitárias em prol da eliminação dos criadouros dos mosquitos transmissores das arboviroses faz toda a diferença. Intensificando os cuidados, juntos podemos reduzir o número de casos no Estado”, ressaltou.

 

Veja aqui o 18º boletim da dengue.

Veja aqui o 18º boletim de zika.

Veja aqui o 18º boletim chikungunya.

 

Dicas para evitar a dengue:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas com frequência;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard