06/06/2019 15h04 - Atualizado em 06/06/2019 15h21

Dengue: para evitar a transmissão é preciso eliminar o mosquito

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Essa manifestação depende de fatores como o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). Para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais com esse acúmulo.

Veja aqui o 22º boletim da dengue.

Veja aqui o 22º boletim de zika.

Veja aqui o 22º boletim Chikungunya.

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

O mosquito

Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com riscos que formam um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos e próximos a superfícies de água limpa, locais que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

Em média, cada mosquito Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos.

Sintomas da dengue

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue grave. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard