14/05/2020 14h46

Distanciamento social contra Covid-19 pode ser aliado também na prevenção às arboviroses

Mesmo durante as medidas de restrição e de distanciamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as doenças causadas pelas arboviroses, como dengue, zika e chikungunya preocupam.

“As doenças continuam independentemente da Covid-19. Continuamos com elevado número de dengue e de Chikungunya no Estado. Podemos aproveitar o tempo em casa, devido ao distanciamento social, como um facilitador para fazer vistorias na residência, eliminando possíveis criadouros”, orientou o coordenador do Programa Estadual de Combate ao Aedes Aegypt da Secretaria da Saúde, Roberto Laperriere Júnior.

A dica é “simples”, afirma o coordenador. “É manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do mosquito transmissor”, disse.

E para essa atividade, a Sesa disponibiliza uma lista de cuidados dentro de casa, imprima o checklist e deixe pregado em um local visível em casa como na geladeira ou atrás da porta.  Marque a data em que realizar as tarefas como limpeza da calha, vasos de plantas, caixas d’água, entre outros. Quinze minutos por semana é suficiente para realizar os cuidados.

 

Agentes de endemias

O coordenador do Programa Estadual de Combate ao Aedes Aegypt, Roberto Laperriere Júnior, lembra também a importância do trabalho dos agentes de combate às endemias, que segue acontecendo mesmo no cenário atual.

“Divulgamos uma circular aos municípios orientando as atividades dos agentes, de forma a garantir a segurança tanto deles quanto da população. O trabalho que eles desempenham, assim como o cuidado que o cidadão deve ter dentro da própria residência são fundamentais ao combate do mosquito Aedes aegypt”, informou o coordenador.

As atividades estão mantidas e respeitando os protocolos de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual, mantendo visita peridomiciliar (no entorno do domicílio) e o tratamento químico.

Veja aqui o 19º boletim da dengue.

Veja aqui o 19º boletim de zika.

Veja aqui o 19º boletim chikungunya.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard