23/12/2021 16h03 - Atualizado em 23/12/2021 18h04

É importante estar atento aos sintomas da dengue

Os sintomas da dengue podem ser perigosos, por isso, é muito importante ficar atento e procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Estes são os sinais mais comuns da doença, contudo, o indivíduo também pode sentir náuseas, falta de apetite, dor abdominal e até diarreia e vermelhidão na pele. A forma mais grave da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, é a hemorrágica que pode ocasionar na morte do paciente.

Os sintomas da doença podem durar de três a oito dias e estes demoram em média, uma semana para melhorar. A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido como água, sucos naturais ou chá e não tomar refrigerantes. Quanto a antitérmicos e analgésicos que contém em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, também devem ser evitados. A recuperação costuma ser total.

ES: Mais de 14 mil casos de dengue em 2021

O Espírito Santo registrou de janeiro a outubro deste ano, 14.739 casos de dengue. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (23).

O boletim informa ainda a incidência de Chikungunya e zika. Foram confirmados 3.048 e 915 casos, respectivamente, no mesmo período.

Veja aqui o 50º boletim da dengue

Veja aqui o 50º boletim de zika

Veja aqui o 50º boletim Chikungunya

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard