26/02/2016 12h37

Empresa conscientiza funcionários e população para o combate ao mosquito

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, no final da tarde dessa quinta-feira (25), representantes da Arcelor Mittal, localizada no município da Serra, que relataram as ações realizadas dentro da empresa para combater o mosquito Aedes aegypti, além de uma parceria desenvolvida para ajudar a conscientizar os habitantes dos bairros ao seu entorno.

O encontro contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, da gerente de Vigilância em Saúde, Gilsa Rodrigues, do Gerente Geral de Recursos Humanos da Arcelor Mittal, Carlos Renato dos Santos Penha, do Gerente de Meio Ambiente, João Bosco Reis da Silva, de Fernando Ronchi, diretor médico, e da Gerente de Comunicação, Herta Torres. O material de divulgação da empresa tem o slogan “Não deixe dar Zika”.

Os representantes da empresa revelaram que a Arcelor vem adotando uma série de iniciativas em parceria com a Prefeitura de Serra para motivar as pessoas a combaterem o foco do mosquito e tem intensificado as ações internas junto aos funcionários, sugerindo que estendam essa tarefa para as suas residências.

“Até o momento, não diagnosticamos nenhum caso dessas doenças entre nossa equipe de trabalho, o que já nos deixa muito gratificados. Da mesma forma, estamos tendo o cuidado de orientar as nossas gestantes para que tomem todos os cuidados conforme a orientação médica”, revela o gerente Geral de Recursos Humanos da Arcelor Mittal, Carlos Renato dos Santos Penha.

As comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) da empresa, segundo os representes da Arcelor, também têm elaborado trabalho nessa direção para evitar as doenças. Eles deixaram claro que esse é um trabalho que não é fácil de ser feito. A Acelor Mittal tem uma área de 14 milhões de metros quadrados. Em um trabalho conjunto com a prefeitura do município, a empresa confeccionou uma cartilha que está sendo repassada para cinco bairros que estão localizados nas proximidades da empresa.

O secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, disponibilizou o material digital confeccionado pela Sesa para que, caso tenha interesse, a empresa possa repassá-lo entre seus funcionários, colaboradores, fornecedores e população do entorno. “Considero importante a iniciativa da empresa em procurar a Sesa para explicar o que vem fazendo para combater os focos do mosquito. Acho isso importante. Temos de conseguir o maior número de parceiros possíveis para eliminarmos o mosquito. Estamos vivendo um momento preocupante e quanto mais parceiros tivermos maiores serão nossas chances de obtermos êxito nessa guerra contra o Aedes aegypti”, disse Oliveira.

Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br