06/12/2016 19h10

ES conta com mais cinco veículos para ações de controle do Aedes aegypti

O Espírito Santo conta com cinco novos veículos do modelo Fiat Doblô para serem utilizados em ações de controle do Aedes aegypti nos municípios. Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Guarapari, Viana e Pedro Canário foram as cidades contempladas pelo Ministério da Saúde e receberam as chaves dos carros na tarde desta terça-feira (06).

A entrega aconteceu no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Vitória, e contou com a presença dos representantes dos municípios, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Hércules Silveira.

“Esse é um momento importante de apoio do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito. E por isso, também é importante lembrar que esses veículos devem ser utilizados exclusivamente para as ações de controle e combate ao Aedes aegypti. Esse suporte a mais deve ser utilizado de forma sábia. Para a escolha dos municípios que receberam os carros, foram levados em conta, por exemplo, o seu histórico epidemiológico”, afirmou o subsecretário de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Mayke Armani Miranda.

Os municípios receberam o termo de doação diretamente do Ministério da Saúde e a escolha das cidades foi aprovada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O prefeito de Pedro Canário, Antônio Wilson Fiorot, agradeceu a entrega e o apoio. “As dificuldades enfrentadas pelos municípios nos dias de hoje é enorme”, comentou. A secretária de saúde do município de Linhares, Maria Bernadeth Braz, também agradeceu a ação. “Fico muito feliz com essa entrega para o município de Linhares. O carro veio em boa hora, pois já estamos nos preparando para intensificar ações de combate”, disse.

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Gilsa Rodrigues, apresentou a situação epidemiológica de dengue, zika e chikungunya no Estado, com ênfase nos municípios presentes na solenidade, e reforçou o alerta. “Não podemos deixar de nos comunicar com a população, pois ninguém está livre das doenças transmitidas pelo mosquito. Devemos motivar as pessoas para assumir o trabalho de combate como seu para que colaborem na eliminação do vetor”, ressaltou a gerente.

Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br