18/11/2021 14h23 - Atualizado em 23/11/2021 14h27

Espírito Santo registra mais de 2 mil casos de chikungunya em 2021

O Espírito Santo registrou, de janeiro a outubro deste ano, 2.901 casos de chikungunya. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (18). 

O boletim informa também que foram confirmados 13.445 casos de dengue e 872 casos de zika, no mesmo período. 

A conscientização da população na prevenção das doenças provocadas pelo Aedes aegypti é essencial nas estratégicas de combate à doença, já que em 80% dos casos os focos estão nas residências. A atenção com o mosquito começa pela identificação das rotinas e atividades de eliminação dos criadouros domiciliares constantes. 

O mosquito tem características próprias. Com tamanho médio, escuro e listras brancas, o mosquito costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde. Quando ele pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés, geralmente não dói nem coça. 

Para prevenir a doença, algumas ações rotineiras como as de colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; descartar recipientes que possam acumular água corretamente se não tiverem utilidade; lavar os pratinhos com água e sabão frequentemente, utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos, fazem a diferença no combate. 

Veja aqui o 45º boletim da dengue

Veja aqui o 45º boletim de zika

Veja aqui o 45º boletim chikungunya

Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard