Estado recebe equipe técnica do Ministério da Saúde para desenvolvimento de pesquisa sobre oropouche

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, na última terça-feira (18), uma equipe técnica do Ministério da Saúde para avaliar a efetividade de moléculas inseticidas e repelentes sobre insetos do gênero Culicoides spp., vetores do oropouche. A pesquisa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Sesa e secretariais de saúde municipais capixabas.
Na terça-feira (18), a equipe se reuniu com a gerência de Vigilância em Saúde para alinhamento das visitas, que aconteceram nos municípios de Alfredo Chaves, na quarta-feira (19) e em Santa Teresa, na quinta-feira (20).
Nesta primeira fase, os profissionais realizaram o reconhecimento geográfico dos locais e da situação vetorial, buscando entender as variáveis que podem estar relacionadas ao aumento de vetores na região a ser estudada. Posteriormente, os profissionais se reunirão para montar os protocolos de intervenção.
A pesquisa vai possibilitar a realização de um levantamento de evidências sobre efetividade de ações de controle mecânico e químico; maior compreensão sobre o impacto das medidas de controle adotadas para Aedes spp. sobre as populações de Culicoides spp. Além de oferecer subsídio para elaboração de recomendações de medidas de controle e de proteção para áreas com transmissão do vírus Orov.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos