06/01/2017 16h11

Gabinete de Monitoramento de Combate ao Mosquito retoma reuniões semanais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) retomou, nesta sexta-feira (06), a reunião semanal do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, de secretários municipais de saúde e de representantes das equipes técnicas de vigilânciadas superintendências regionais de saúde e dos municípios.

“O trabalho deste Gabinete é envolver todos, Estado e municípios, evalorizar a mobilização, sobretudo do fator humano do combate ao mosquito. Todos devem buscar esse compromisso de reduzir os focos do Aedes aegypti. O Espírito Santo Contra o Mosquito é um movimento que necessita de avaliação permanente e mobilização dos envolvidos para reduzirmos o número de casos de óbitos decorrentes das doenças transmitidas por ele”, afirmou Ricardo de Oliveira.

Na reunião, a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, apresentou a situação epidemiológica de dengue, zika e chikungunya de todo o Espírito Santo durante o ano passado. Mostrou também as ações adotadas pelo Estado em 2016, como parceria com diversas entidades; apoio do exército, da marinha e do corpo de bombeiros para combate ao mosquito; forças-tarefas e publicação de portarias.

Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br