01/04/2016 16h37 - Atualizado em 01/04/2016 16h38

Gabinete de Monitoramento faz balanço das ações

Com a presença de secretários municipais da Grande Vitória e de três superintendências regionais de saúde – Sul, Norte e Central –, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (01), uma nova reunião do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Durante o encontro, foi feito um balanço das ações, foram apresentados os números de casos de dengue e zika das últimas semanas e foram discutidas estratégias de combate.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, avaliou que as reuniões do Gabinete de Monitoramento têm avançado. Ele ressalta que os municípios estão se organizando mais e as superintendências de saúde têm implementado uma série de ações que estão ajudando na guerra contra o Aedes aegypti.

As regionais estão desenvolvendo várias ações em conjunto com os municípios, como força tarefa, caravanas, audiências públicas, criação de gabinetes de monitoramento, palestras em escolas, mutirões, reuniões com secretários de saúde e prefeitos, além de distribuição de material impresso educativo.

“Somente nos últimos dias participei de duas caravanas de combate ao mosquito, organizadas pelo Conselho Estadual de Saúde, com apoio da Sesa, e já notei que os municípios estão entendendo que o momento exige uma total mobilização da sociedade capixaba. Esse trabalho que estamos fazendo não tem tempo para acabar. Mesmo que os números de notificações das doenças venham cair, continuaremos com esse trabalho”, garante o secretário.

Os representantes da superintendência regional de saúde de Cachoeiro de Itapemirim também informaram que uma faculdade do município visitará escolas das cidades vizinhas para envolver os alunos no trabalho de conscientização de combate aos focos do mosquito. Também será realizado um trabalho em parceria com o Sindirochas para eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti nas empresas do setor.