10/03/2016 17h07

Gabinete de Monitoramento recebe Ministério da Saúde

O Gabinete de Monitoramento de Combate ao Mosquito que aconteceu excepcionalmente nesta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória, contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde. Foram realizadas apresentações sobre o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti e o quadro da microcefalia no Estado. Essa foi a 12ª reunião do gabinete.

Além das palestras dos representes do Ministério da Saúde que fizeram um retrato do quadro de microcefalia em nível de país, o subsecretário para Assuntos de Regulação e da Organização da Atenção à Saúde, Magnus Bicalho, centrou sua palestra no tema “Microcefalia no Estado do Espírito Santo – Cenário Atual”.

Um dos pontos ressaltados pelo subsecretário foi a assistência à gestante no pré-natal. Ele explicou, por exemplo, que toda grávida, em qualquer idade gestacional, com doença exantemática é monitorada nos municípios. Ele relacionou, ainda, hospitais pactuados para parto de crianças com microcefalia, que são o Hospital São José (regiões Central e Norte); Hospital Estadual Jayme Santos Neves e Santa Casa de Vitória (Região Metropolitana, exceto Vitória); Hucam (município de Vitória); Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Região Sul).

A médica Clemilda Marques, da Sesa, também mostrou, por exemplo, que 53% das mães que tiveram filhos com microcefalia fizeram exames de rotina e 67% não tiveram febre durante a gestação. “Acredito que cada um de nós, da área de saúde, deve fazer o seu trabalho. Isso é fundamental. Quando falo isso estou me referindo a profissionais da área federal, estadual e municipal”, avaliou Clemilda.

Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br