06/05/2016 16h16 - Atualizado em 06/05/2016 16h17

Gabinete de Monitoramento reforça continuidade das ações de combate ao mosquito

Com a presença de representantes das secretarias municipais e Superintendências Regionais de Saúde, foi realizada nesta sexta-feira (06), a reunião semanal do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti. Durante o encontro, foi reforçado que o trabalho para eliminação efetiva do mosquito precisa ser contínuo e permanente.

Na avaliação dos participantes do Gabinete, o trabalho de toda a equipe da saúde em parceria com os municípios têm contribuído para a mudança dos números da dengue e zika. Apesar do otimismo das regionais de saúde em relação a esse cenário, a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, ressalta que o combate ao mosquito é um trabalho que não pode cessar.

Segundo ela, independentemente dos números estarem ou não apresentando uma curva descendente, é fundamental que todos estejam concentrados no combate aos focos do vetor. “Esse é um desafio gigante. Posso dizer que nós da saúde já estamos habituados a esses desafios. Portanto, temos a disciplina necessária para nunca desanimarmos”, avalia.

Com isso, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, considerou importante manter a reunião de monitoramento semanalmente. Isso porque, segundo ele, permite uma avaliação mais criteriosa das ações que estão sendo desenvolvidas e ajuda a planejar melhor o que deve ser feito na semana seguinte.

Entre as ações que estão sendo implementadas pelas regionais de saúde estão: reuniões de monitoramento internas; reunião com os secretários e técnicos que receberam homens do Exército e da Marinha no Sul, para apresentação dos dados epidemiológicos e determinação das ações da semana; seminário sobre dengue; distribuição de material educativo; assessoria técnica presencial, ou via e-mail e telefone para os municípios, entre outras.

Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776