01/02/2016 15h58 - Atualizado em 01/02/2016 15h57

Governo mobiliza jovens para combater o Aedes aegypti

Com a incidência de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, a Vice-governadoria, por meio da Coordenação de Políticas Intersetoriais, o Unicef, em parceria com secretarias e órgãos estaduais, estão mobilizando adolescentes capixabas para desenvolver ações voltadas para combate e prevenção. 

A proposta é mobilizar cerca de 300 adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), ligado ao Unicef, presentes nos 19 municípios capixabas que concorrem ao Selo Unicef Município Aprovado. 

Com o objetivo de despertar nos jovens o engajamento à luta para prevenir e combater o Aedes aegypti, as ações consistem em campanhas de recolhimento correto do lixo, tratamento e armazenamento da água, limpeza dos quintais e outras medidas. 

Em fevereiro, acontece em Vitória um seminário com articuladores do Selo Unicef e adolescentes do Nuca para planejar ações voltadas para saúde e sustentabilidade ambiental, que incluem preservação de nascentes, reflorestamento, uso racional da água, dentre outros. 

O vice-governador César Colnago ressaltou a necessidade de promover campanhas de mobilização para combater a proliferação do Aedes aegypti. 

“Estamos somando esforços para mobilizar e conscientizar pessoas de todas as idades para a importância de se combater tudo que favorece a proliferação do mosquito. A alta incidência das doenças e suas consequências é um desafio para a saúde pública, que requer a união de todos os setores e, principalmente, a participação das pessoas. E mobilizar a nossa juventude é de suma importância”, afirmou Colnago, que também é médico. 

O “Selo Unicef Município Aprovado” é uma certificação que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância. 

No Estado, 19 cidades da região do semiárido capixaba aderiram ao Selo na edição 2013-2016. São eles: Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e  Vila Valério.

Informações à Imprensa:

Alessandra Tonini: 99871-0543
Marcelo Martins: 99979-7665

Foto: Comunicação/Vice-governadoria

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard