01/03/2016 10h19 - Atualizado em 01/03/2016 10h20

Hospital Estadual Dr. Jayme engajado no combate ao Aedes aegypti

O controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continua na pauta de discussão do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. Todas as segundas-feiras, conforme decreto publicado pelo governo do Estado, funcionários da unidade trabalham no controle semanal obrigatório de possíveis focos do mosquito. A ronda é feita interna e externamente em toda a extensão do hospital. 

“A ideia é simples: se devemos cuidar de nossas casas, por que não do nosso local de trabalho? O Hospital Estadual Dr. Jayme está engajado na briga contra o Aedes aegypti”, afirma o diretor-geral da unidade, Rogerio Griffo. As ações foram implantadas em dezembro de 2015 quando, por meio do Decreto nº 2156-S, o governo do Estado estabeleceu a segunda-feira como dia obrigatório de controle semanal de possíveis focos do mosquito nas áreas internas e externas dos edifícios públicos. 

Além do trabalho de combate ao mosquito, palestras e capacitações estão sendo ministradas para os profissionais da unidade. Ainda no ano passado, a mestre em saúde pública e médica infectologista do Programa Estadual da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde, Theresa Cristina Cardoso da Silva, abriu o calendário de estudos com uma aula sobre prevenção ao mosquito. A palestrante abordou dicas de como evitar a doença, medidas de combate, além dos principais sintomas, diagnósticos e formas de tratamento. 

“Queremos que o corpo clínico, funcionários, pacientes e acompanhantes participem das aulas. Estamos abrindo espaço para a discussão e, principalmente, para que as perguntas sejam respondidas. Não queremos dúvidas, queremos pessoas esclarecidas lutando contra o mosquito Aedes aegypti”, garantiu o diretor técnico do Hospital Estadual Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher. 

Todo o mês, novas abordagens são feitas. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos são indispensáveis nos estudos, mas as aulas são abertas a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Informações à Imprensa:

Ravane Denadai
Assessora de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com

Foto: Comunicação/HEJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard