02/03/2016 14h10 - Atualizado em 02/03/2016 14h47

Mais 500 mil alunos no combate ao Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti contará com mais 500 mil novos aliados: estudantes de escolas municipais de todo Espírito Santo. No I Encontro da União dos Dirigentes Municipais da Educação-ES (Undime), realizado na manhã desta quarta-feira (02), no auditório da Fecomércio, em Vitória, já foram distribuídos 500 mil panfletos que chegarão aos alunos para que façam um checklist em suas residências como dever de casa.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira,falou sobre os perigos causados pelo mosquito e apresentou os números da dengue e do zika vírus no Espírito Santo. Para Oliveira, haverá ainda no mês de março um grande evento com a intenção de reunir o maior número de entidades do Estado na tentativa de definir um Dia D de combate ao Aedes aegypti.

“Logicamente que isso será bastante simbólico. O fundamental é que todos os cidadãos tenham o seu Dia D. Ou seja, temos de mudar uma questão cultural. Quase 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Assim, é necessário que a família defina um dia da semana e repita o combate ao foco sempre nesse mesmo dia”, explicou o secretário de Saúde.

Ricardo de Oliveira também voltou a frisar as várias ações que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado no combate ao mosquito. Lembrou do decreto do Estado de Emergência, da solicitação de colaboração ao Exército, à Marinha, ao Corpo de Bombeiros, a aquisição de repelentes para serdistribuído às gestantes (o Espírito Santo foi o primeiro Estado do país a fazer essa aquisição própria), além da criação, por decreto, dos síndicos de prédios públicos para eliminar os focos toda a segunda-feira.

A presidente da Undime-ES, Adenilse Stein Silva, frisou que é importante que os folders que foram produzidos sejam, de fato, distribuídos entre os alunos. Nesse caso, explicou que os professores têm um papel fundamental. “Nós da Educação não temos de fazer esse importante trabalho só por fazer. É necessário que cada um assuma a sua responsabilidade de fato. Estamos passando por um momento, na área de Saúde, que exige o compromisso de cada um. E tenho a certeza de que, na Educação, teremos parceiros de fato”, disse Adenilse Stein.

Maria José Angeli de Paula, subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação, revelou que os quase 300 mil alunos da rede já estão colocando a mão na massa. “Os folders foram distribuídos em nossa rede e os alunos já estão fazendo o seu dever de casa.Esse é o mais grave problema que estamos vivendo nesse momento no Brasil. Hoje, cada um tem a obrigação de combater o mosquito. O principal é que temos de continuar com esse trabalho, na Sedu, em todo este ano letivo”, explicou.

O secretário de Estado da Saúde agradeceu o empenho tanto da Sedu quanto da Undime-ES na parceria para combater o foco do mosquito. Ricardo de Oliveira também reforçou que só a mobilização de toda a sociedade vai conseguir enfrentar o problema de frente. “O problema é gravíssimo, mas a solução é muito simples: temos de eliminar o mosquito”, disse o secretário.