19/04/2016 13h22 - Atualizado em 19/04/2016 13h23

Mais de 100 mil trabalhadores na luta contra o mosquito

Com 38 sindicatos filiados e mais de 100 mil trabalhadores em todo o Espírito Santo, a Nova Central Sindical dos Trabalhadores aderiu a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A decisão foi tomada, após uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na noite desta segunda-feira (18).

A direção da entidade deixou claro que vai apoiar às ações tanto do Conselho Estadual de Saúde (CES) quanto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no combate ao mosquito. A intenção da entidade de trabalhadores é de implementar propostas que ajudem na conscientização da população.

Além do secretário da Sesa também participaram da reunião, o presidente da entidade, Lauro Queiroz Rabelo; e os membros da direção, José Fernando da Silveira Vaz e Maximiliano Alcântara.

Segundo Lauro Queiroz, o trabalhador que passa a maior parte do tempo dentro da empresa, deve se unir ao empregador, independentemente da função que ocupa, para promover um dia D de combate ao mosquito.

“As representatividades sindicais de trabalhadores e patronal tem o dever de se unir no propósito de erradicar de dentro das empresas todo o foco do mosquito. A proposta é que a gente se una ao Governo do Estado, por meio da Sesa, para somar forças para ajudar no dia a dia e na conscientização da população”, ressaltou Alcântara.

O secretário Ricardo de Oliveira avaliou positivamente a reunião. Para ele, o objetivo é exatamente de somar forças em todos os setores sociais visando o combate ao mosquito. “O que temos de mais eficaz, nesse momento, é a conscientização das pessoas, de que elas devem combater o mosquito por meio da implementação de um dia D. Se as famílias já limpam suas casas semanalmente, seria importante que definissem um mesmo dia sempre para combaterem os possíveis focos do mosquito”, explicou Oliveira.

Os representantes da Nova Central marcaram já para esta terça-feira (19) uma reunião com a presença dos sindicatos e um representante da Sesa para que sejam passadas informações sobre o mosquito e o que o Governo do Estado tem feito, desde o ano passado, visando o combate ao Aedes aegypti.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard