29/01/2016 17h10

Mais de 600 homens do Exército no Dia D de combate ao Aedes aegypti

O ‘Dia D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti no Espírito Santo, vai acontecer no dia 13 de fevereiro e contará com a ajuda de 603 homens do Exército. A informação foi repassada pelo capitão Kirchmaier, que esteve presente, na manhã desta sexta-feira (29), na reunião do Gabinete de Monitoramento de Combate ao mosquito, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória. 

Também ficou decidido, conforme informou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, que na próxima semana acontece uma reunião envolvendo, além da Sesa, representantes do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e delegados do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), para definir a estratégia para o Dia D contra o mosquito. 

“Estamos animados e prontos para colaborar com essa ação. Agora, os gestores têm de fazer um levantamento de quais municípios estão precisando mais de nossa colaboração. É preciso que chegue até nós essa necessidade”, disse o capitão do Exército. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o Dia D tem como um dos objetivos básicos a mobilização da população para eliminar os focos do mosquito. “O espírito da ação é esse mesmo. Temos de lembrar incansavelmente às pessoas que elas devem uma vez por semana, sempre no mesmo dia, eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti que estejam em suas casas”, reforçou. 

Durante a reunião do Gabinete desta sexta-feira (29), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha também fizeram uma apresentação do que vem sendo feito no município para combater o mosquito tanto nas residências quanto no comércio. Uma das estratégias utilizadas tem sido a de envolver um número grande de profissionais intersetoriais para percorrer uma região em um único dia. 

O município está dividido em cinco regiões e os profissionais de saúde têm realizado ações como mutirão de limpeza, controle químico, intensificação da fiscalização e utilizado o Disque Dengue para encontrar os focos do mosquito. No mês de dezembro, o serviço recebeu quase mil chamadas de vários bairros. Somente no período de 4 a 19 de janeiro desse ano, a Secretaria de Saúde de Vila Velha visitou mais de 12 mil domicílios. 

Já a Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim fez um balanço das ações que vem realizando, como a conscientização da população, a capacitação de médicos, ações conjuntas com o Ministério Público, capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, reuniões com prefeitos e vereadores, além de audiências públicas em Presidente Kennedy, Muqui, Apiacá, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de Itapemirim. 

A gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, que foi uma das coordenadoras da reunião, apresentou os últimos índices de dengue e zika vírus, além de um balanço das ações que a Sesa realizou durante a última semana. Ela também antecipou que a próxima reunião do Gabinete de Monitoramento acontece, excepcionalmente, na próxima quinta-feira (04/02), às 9 horas, quando será explicado como vai funcionar o Dia D, e também serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas regiões Norte, Central e Metropolitana.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard