Mosquito da dengue se prolifera até no inverno
Na última sexta-feira (21), teve início a estação mais fria do ano: o inverno. No entanto, o cenário que deveria ser de temperaturas mais baixas e uma quantidade menor de chuvas ainda não aconteceu, e isso pode ser percebido pelo céu limpo e azul e sol vibrante durante toda a semana.
Para os próximos dias, de acordo com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), são esperadas chuvas em alguns momentos do dia nas regiões norte, nordeste e noroeste do Espírito Santo. Chance de chuva esparsa também em alguns trechos das regiões serrana e da Grande Vitória.
Por isso, neste inverno, é preciso manter os cuidados dentro de casa para evitar locais que acumulem água e ficar atento, pois o calor e a chuva criam as condições ideais para a proliferação do Aedes aegypt.
Veja aqui o 25º boletim da dengue.
Veja aqui o 25º boletim de zika.
Veja aqui o 25º boletim chikungunya.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é verificar pelo menos uma vez por semana, os locais que podem acumular água como vasos de plantas, baldes, pneus, garrafas, entre outros.
Como se prevenir:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br