08/01/2016 15h15

Municípios apresentam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Com apresentações das ações realizadas por parte das secretarias municipais de Saúde de Serra e Cariacica, foi realizada nesta sexta-feira (08) a quarta reunião do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Estiveram presentes na reunião, além do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, secretários e representantes de municípios da Grande Vitória e de algumas cidades do interior. 

Marcelo de Oliveira Machado, secretário de Saúde de Cariacica, explicou que o município está usando como estratégia reforçar os trabalhos em locais onde há mais focos do mosquito Aedes aegypti. Ele avalia que o número de focos do mosquito vem diminuindo e que as pessoas têm se mostrado mais conscientes em relação ao problema. Garante que há uma maior colaboração por parte da população. 

Se nas residências os moradores estão colaborando no combate ao mosquito, a dificuldade maior encontrada pelo município tem sido no combate aos focos nos terrenos baldios. O secretário conta que, na maioria das vezes, a prefeitura limpa os terrenos, mas um dia depois voltam a encontrar lixo nesses pontos. 

Já Kelly Rose Areal, superintendente de Vigilância em Saúde de Serra, mostrou que a secretaria vem promovendo ações educativas no trânsito e nos maiores terminais do município – Carapina e Laranjeiras – articulação com a sociedade organizada, como líderes religiosos, comunitários e conselhos locais de saúde, além de ter implementado um check-list semanal nos prédios públicos. 

As visitas domiciliares têm recebido o apoio do Exército e da Marinha, no município. A prefeitura também criou o Comitê Municipal de Enfrentamento ao mosquito, que é composto por representantes de todas as secretarias. Kelly Areal lembrou ainda que a Serra tem 350 pontos estratégicos (lixões, borracharias e terrenos baldios) e colocou à disposição da população o Disque Dengue para receber denúncias de locais que tenham o foco do mosquito. O município tem 124 bairros e conta com oito carros que percorrem os locais prioritários para combater o mosquito. 

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, repassou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Sesa, como a compra de repelente e inseticida, lembrou as reuniões desenvolvidas com vários segmentos da sociedade, como o Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo, do apoio do Exército e da Marinha. 

Voltou a reafirmar que essa guerra contra o mosquito não tem tempo para acabar. Pediu, mais uma vez, a colaboração total da população. “Tem de haver uma mudança cultural. As pessoas têm de disponibilizar um dia, toda semana, para fazer uma limpeza minuciosa à procura de possíveis focos do mosquito”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira. 

Foram apresentados também os números mais recentes de notificações de dengue e do zika vírus, discutido o protocolo direcionado às gestantes e abordado a distribuição do repelente às grávidas. 

A entrega do produto será feita durante o pré-natal com informações sobre o mosquito Aedes aegypti, a dengue e o zika vírus e o que as gestantes devem fazer para se proteger. A expectativa é que a distribuição aconteça já a partir da próxima semana.

Números 

Foram notificados 43.195 casos de dengue entre 04 de janeiro de 2015 e 02 de janeiro de 2016 no Espírito Santo. Destes, 947 são suspeitos da forma grave, 30 são óbitos confirmados e 13 são óbitos sob investigação. 

A Sesa também registrou 1.075 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 10 confirmados laboratorialmente (08 em Vitória, 01 em Vila Velha e 01 em Cariacica). Foram notificados 35 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika vírus.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Álvaro Muniz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard