18/03/2022 16h41

Previna-se: sequelas da chikungunya nas articulações podem durar meses

Dor crônica, lesão no nervo responsável pela semicontração, deformação nas articulações, danos no cérebro que dificultam a coordenação motora e   prejudicam as atividades cotidianas são problemas comuns provocados pelo vírus da chikungunya. A doença, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, segundo especialistas, pode causar algumas sequelas nas articulações, capazes de durar por mais de um ano. 

A enfermeira e referência técnica da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, da Secretaria da Saúde (Sesa), Adriana Endlich da Silva, explicou que, em comparação aos outros arbovírus, a chikungunya tem algumas características próprias.

“A chikungunya provoca fadiga e dores nas articulações muito intensas. Ela pode evoluir nas fases de 'febril' ou 'aguda', que tem duração de cinco a 14 dias; 'pós-aguda', que tem um curso de até três meses, e a 'crônica', cujos sintomas persistem por mais de três meses, após o início da doença. Eliminar os criadouros do mosquito e impedir a proliferação se faz essencial", ressaltou Adriana Endlich da Silva.

 

Espírito Santo registra mais de 300 casos de chikungunya em 2022

Neste ano, o Espírito Santo registrou 323 casos de chikungunya. Os dados podem ser conferidos no divulga 10° boletim de dengue, zika e chikungunya, divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (18).

O boletim informa ainda que foram confirmados 1.788 e 115 casos de dengue e zika, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 10º boletim da dengue.

Veja aqui o 10º boletim de zika.

Veja aqui o 10º boletim chikungunya.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard