07/04/2022 17h57 - Atualizado em 20/04/2022 16h27

Procurar a Atenção Primária é importante para o diagnóstico das arboviroses

A prevenção e o diagnóstico das arboviroses se dão, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde. A Atenção Primária é o serviço de saúde que está mais próximo do cidadão e que realiza importantes ações de promoção da saúde coletiva.

As Unidades de Saúde garantem o atendimento dos pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya para o diagnóstico, manejo clínico e assistência. É fundamental que a população busque a assistência nestes postos para o cuidado, em combate a doença.

Em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesa), que orienta os municípios na organização do corpo técnico para garantir, por intermédio da educação em saúde, a prevenção dos arbovírus nas comunidades, os municípios estabelecem ações para proteção à saúde.

Sintomas da Dengue

Entre os principais sintomas da dengue estão:

- Febre alta > 38°C.

- Dor no corpo e articulações

- Dor atrás dos olhos.

- Mal-estar.

- Falta de apetite.

- Dor de cabeça.

- Manchas vermelhas no corpo.

Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

 

Espírito Santo registra mais de 3.130 casos de dengue em 2022

O Espírito Santo registrou, em 2022, 3.130 casos de dengue. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (7).

O boletim informa ainda os casos de zika e chikungunya. Foram notificados 186 e 647 casos, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 13º boletim da dengue.

Veja aqui o 13º boletim de zika.

Veja aqui o 13º boletim chikungunya.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges

Estagiária: Júlia Paranhos

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard