03/09/2020 16h33 - Atualizado em 03/09/2020 16h35

Profissionais da vigilância ambiental participam de capacitação para conhecer novas tecnologias de combate ao Aedes aegypti

Profissionais do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), reuniram-se, no início desta semana, com representantes municipais e das regionais de saúde para a apresentação das novas tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado para combater o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, é necessário intensificar as capacitações, uma vez que se aproxima o período epidemiológico do mosquito responsável pela transmissão de diversas doenças, como dengue, zika e chikungunya.

“Estamos próximos ao período epidemiológico, ou sazonal, quando as notificações das doenças costumam aumentar. Diante disso, é de extrema importância que as capacitações sejam realizadas de forma mais intensa para evitar a proliferação do inseto”, disse.

Ainda segundo Roberto Laperriere, após a área técnica conhecer as novas medidas que auxiliam no combate ao vetor, serão realizados um estudo e uma apresentação de propostas para adquirir os instrumentos. “Após essa reunião, o próximo passo é pactuar ideias com o Ministério da Saúde, o Estado e os municípios para que os equipamentos estejam no planejamento do orçamento dos próximos anos”, ressaltou.

O encontro aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança, com distanciamento social e cuidados com a higienização. Participaram da reunião de alinhamento representantes dos municípios da Serra, Vila Velha, Linhares, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Piúma. Além disso, estiveram presentes profissionais das as Regionais Sul, Norte e Central.

Veja aqui o 35º boletim da dengue.

Veja aqui o 35º boletim de zika.

Veja aqui o 35º boletim chikungunya.

Informações à imprensa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes