Região Sul se mobiliza para o Dia D de combate ao Aedes aegypti
A Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim e os 26 municípios da regional sul do Estado participarão neste sábado (13), com ações de mobilização para o Dia D de combate ao Aedes aegypti. Em Cachoeiro, 30 homens do Exército vão atuar nos bairros Zumbi, Jardim Itapemirim, Aeroporto e Boa Vista, a partir das 8 horas.
De acordo com a superintendente da regional de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Pitanga, os municípios do Sul do Estado definiram suas ações para a mobilização, e cerca de dez já iniciaram os trabalhos nesta sexta (12). Mais de 100 profissionais da Superintendência também foram divididos em grupos para auxiliar os municípios e participar do mutirão junto com as Forças Armadas.
Entre as atividades programadas pelas cidades está abordagem da população e distribuição de check-list; caminhada e panfletagem para conscientização; apresentação de teatro sobre combate à dengue e zika; apoio e participação de escoteiros, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e lojistas.
Segundo Micheline Pitanga, nesta sexta-feira (12), os homens do Corpo de Bombeiros receberam um treinamento, ministrado por técnicos da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro, para atuar no Dia D de combate ao Aedes aegypti. Eles orientarão moradores sobre a importância de combater o mosquito, além de eliminar possíveis focos no município.
Sobre o Dia D
Por meio da Diretriz Ministerial nº 06/2015, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, determinou que as Forças Armadas intensifiquem as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti em todo o Brasil.
No Espírito Santo, as ações serão coordenadas pelo Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Aurélio de Arruda, e envolverá 921 militares. De acordo com o documento, o trabalho será realizado em quatro etapas: (1) conscientização e motivação do público interno e combate ao mosquito dentro das Organizações Militares; (2) esclarecimento e motivação da população; (3) erradicação dos focos de proliferação do mosquito nas áreas urbanas; e (4) conscientização e motivação dos estudantes nas escolas.
As ações serão executadas de forma contínua, enquanto vigorar a "Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional" (ESPIN), declarada pelo Ministério da Saúde, em 11 de novembro de 2015.
*Com informações da Capitania dos Portos do Espírito Santo
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776