13/05/2016 17h25 - Atualizado em 13/05/2016 17h18

Regiões de Saúde apresentam queda da incidência de dengue

Em mais uma reunião semanal do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Mosquito, realizado nesta sexta-feira (13), foram avaliados os números de dengue e zika apresentados pelas Regiões de Saúde. Durante o encontro, que também contou com a presença de representantes da Unicef, foram avaliadas ações e estratégias da últimas semana adotadas para o enfrentamento ao Aedes aegypti.

“A equipe da Secretaria de Estado da Saúde tem constatado que os números, tanto em relação à dengue quanto à zika, têm caído semana a semana. Hoje, por exemplo, a gente teve a comprovação, com a apresentação das regionais de saúde, que o número de municípios com alta incidência de dengue tem caído seguidamente. Isso mostra que o trabalho está surtindo o efeito esperado”, avalia o secretário Ricardo de Oliveira.

A Região Central de Saúde possui três municípios com alta incidência de dengue, sete municípios com incidência média e oito com baixa. Já a Região Norte possui dois municípios com alta incidência, quatro com média e oito com baixa incidência de dengue. Na Região Metropolitana, dois municípios estão com alta incidência, sete com média e 11 com baixa incidência da doença. E na Região Sul de Saúde, quatro municípios estão com alta incidência de dengue, 11 com média e 11 com baixa incidência.

As superintendências regionais de saúde também apresentaram as ações e medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre elas distribuição de materiais educativos; acompanhamento das atividades da Marinha em Vargem Alta, no Sul, bem como a parceria do Sindirochas com palestras e orientações visando o combate ao mosquito.

Também participaram da reunião desta sexta-feira (13), a consultora da Unicef na área da primeira infância e proteção, Isabel Abelson, e Vera Nacif, representante da vice-governadoria. Tanto Isabel quanto Vera falaram do trabalho que a Unicef e a vice-governadoria têm realizado no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a participação da Unicef e também da vice-governadoria são “muito bem-vindas” já que quanto mais profissionais, órgãos e entidades estiverem envolvidos na luta contra o mosquito melhor para a população capixaba.

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27