04/03/2022 18h02

Saiba a importância de redobrar os cuidados contra zika vírus durante gestação

A infecção pelo zika vírus pode apresentar sinais e sintomas parecidos com a dengue e chikungunya, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele ou sequer exibir algum sintoma. Nesses casos, a atenção das gestantes precisa ser redobrada, pois a doença também é capaz de ocasionar desde o aborto espontâneo, o óbito fetal ou até anomalias congênitas.

De acordo com a enfermeira e referência técnica do Centro de Informação e Emergência de Vigilância em Saúde, Ana Paula Brioschi dos Santos, uma das condições comuns que ocorre durante a infecção da doença na gestação para o feto é a Microcefalia. Trata-se de uma malformação decorrente da Síndrome Congênita do Zika. Por isso, segundo a enfermeira, é importante o cuidado da grávida com todos os arbovírus e atenção para o diagnóstico da doença.

“É essencial o diagnóstico oportuno da gestante e o acompanhamento da criança logo após seu nascimento, pois há evidências que apontam que algumas crianças quando expostas à infecção por zika na gestação pode desenvolver sintomas até o primeiro ou segundo ano de vida. Portanto, é importante o tratamento da doença quando necessário. Para as gestantes, os cuidados nas casas com as arboviroses são fundamentais”, explicou Ana Paula Brioschi dos Santos.

Além da microcefalia congênita, uma série de manifestações, incluindo desproporção craniofacial, espasticidade, convulsões, irritabilidade, como problemas de deglutição, contraturas de membros, anormalidades auditivas e oculares, pode ser apresentada aos neonatos que foram expostos ao vírus.

Espírito Santo registra mais de 80 casos de zika em 2022

O Espírito Santo registrou, em 2022, 89 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta sexta-feira (04).

O boletim informa ainda os casos de dengue e chikungunya. Foram notificados 1.447 e 236 casos, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 8º boletim da dengue.

Veja aqui o 8º boletim de zika.

Veja aqui o 8º boletim chikungunya.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos 

Estagiária: Júlia Paranhos 

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard